A Nova Consciência

A Nova Consciência


 

Uma Nova Consciência começa a alvorecer no Planeta Terra.

Somos todos, ao mesmo tempo, testemunhas e co- criadores, desta Nova Consciência.

A essência desta Nova Consciência é a Consciência da Unidade.

 

A percepção da total interligação entre todos os seres e todas as coisas

 

Não apenas no Planeta Terra.

A interconexão é universal!

 

SOMOS UM

Com todos os seres, estrelas e galáxias!

SOMOS UM

 

A integração desta ideia é extremamente difícil, condicionados que fomos, por gerações, a pensar e sentir sempre em termos de dualidade e separação:

Nós e Eles

Luz e Sombra

Pobres e Ricos

 

Nos identificamos com uma das polaridades e rejeitamos ou menosprezamos a outra polaridade da equação.

E, desta forma… nunca estamos inteiros!!!

Há sempre uma parte de nós (interna ou externa) que não foi convidada para a Festa!

 

Na visão de mundo da maioria das Tradições Espirituais, esta consciência de Unidade e Interligação sempre esteve presente…

Em nossa época, entretanto, ela começa a se fazer necessária também no campo da ciência.

 

Para o público leigo (no qual me incluo), talvez o primeiro impacto deste novo paradigma tenha sido a popularização de um novo campo de conhecimento científico: a ECOLOGIA.

A Ecologia nos tem mostrado, de forma clara e material, a artificialidade das fronteiras nacionais: um desastre ecológico em um país afeta fortemente toda uma região muito mais ampla e seus efeitos acabam se expandindo por todo o planeta!

Desta forma, a Ecologia exibe nossa interligação: o aquecimento é global! Atinge todos os seres vivos, e só pode ser atenuado pela ação decisiva de TODOS os países!

 

Por sua própria natureza, a Ecologia tem mais visibilidade e pouco a pouco seus achados vão se tornando de domínio público…

 

Um outro campo de conhecimento, a Física Quântica, também tem muito a nos dizer a respeito de Unidade e Interligação…

No entanto, devido à complexidade que lhe é própria, suas descobertas ainda estão muito distantes do público, mesmo do público culto em geral.

 

Há cerca de 100 anos, as descobertas deste novo ramo da Física, vem desconcertando pesquisadores e cientistas, que se veem forçados, pelos seus próprios dados, a rever muitas de suas ideias materialistas e repensar seus velhos paradigmas.

Alguns “achados”, sugeridos pelas pesquisas recentes, só encontram paralelo nas mais antigas e sérias tradições espirituais!

Então, estamos assistindo atualmente, a um interessante movimento: muitos cientistas e pesquisadores desta área de conhecimento, estão se debruçando sobre a sabedoria das antigas tradições espirituais e seus livros sagrados, pois somente neles, encontram paralelo para seus novos conhecimentos, muitas vezes paradoxais.

 

O físico Amit Goswami é, talvez, o exemplo mais marcante deste movimento…

Nos anos 70, cientista, acadêmico e materialista convicto (em suas próprias palavras), tomou consciência de uma profunda insatisfação pessoal e profissional.

A consciência desta insatisfação o levou a uma nova busca intelectual…que transformou toda a sua vida e o seu trabalho.

Nestes 40 anos transformou-se num expoente da aproximação entre a Física e a Espiritualidade, propondo claramente a adoção de um novo paradigma científico.

Escreveu inúmeros livros e artigos sobre o assunto.

Alguns títulos falam por si:

“O Universo autoconsciente”

“Deus não está morto”

Este último livro tem por sub-título: “evidências científicas da existência divina”!

 

As evidências da Física Quântica, quando compreendidas, levam necessariamente a uma mudança radical na forma como vemos o mundo, o Universo e a própria vida! Nelas, podemos encontrar agora, o fundamento científico, para muitos, necessário, da antiga ideia espiritual de Unidade e Interligação entre todas as coisas.

A visão materialista, reducionista, do Universo está começando a se esfacelar, pois se mostra insuficiente, para acolher todos os novos conhecimentos científicos. E assim, todos os campos de conhecimento, como a Biologia, a Psicologia, as Ciências Sociais, etc, estão a sofrer enormes alterações.

 

Complementando este enorme salto no conhecimento científico, somos beneficiários do incrível desenvolvimento tecnológico que tem contribuído enormemente para o avanço da ciência, e também… para a interligação entre todos os seres humanos!

A Internet nos possibilitou transcender Tempo e Espaço.

Vivemos um tempo de comunicação instantânea com a maior parte do planeta:

Assistimos, ao vivo, guerras e catástrofes, o que torna muito mais difícil se distanciar afetivamente destas tragédias humanas!

 

Uma Nova Consciência, mais inclusiva, mais empática, espiritual e amorosa começa a emergir deste enorme caldeirão de transformações.

 

Uma Nova Consciência começa a alvorecer!

 

Somos testemunhas deste alvorecer! Mas, principalmente…

 

Somos co-criadores desta Nova Consciência!

 

Trocar ideias, notícias e experiências a respeito desta maneira nova de pensar (e sentir) que começa a despertar em nós, é uma forma de fortalecer este processo. Uma forma de

 

APOIAR E ENCORAJAR

O DESPERTAR

DA CONSCIÊNCIA DE

UNIDADE

 

Meu site e  fanpage

Estão à serviço deste despertar

À serviço

Do alvorecer da Nova Consciência

No Planeta Terra

 

Notas:

“Deus não está morto”. Amit Goswami. Ed. Goya

“O universo autoconsciente”. Amit Goswami. Ed. Aleph

Autor

O Caminho Espiritual sempre foi meu foco de interesse na vida adulta: estudo, reflexão, meditação, autoconhecimento, crescimento e transformação pessoal. Partilhar o que encontramos nesta jornada também é uma exigência do Caminho. Por isto estou aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *